AS MELHORES DICAS PARA PESCAR O TUCUNARÉ.

Cada um tem um jeito de pescar, como sempre faço em meus post vou falar sobre o meu modo de pescar, mas lembrando de que isso não é uma regra, quem sabe eu ajude alguém fazer uma pescaria mais agradável de Tucunarés.

O Tucunaré é uma espécie de peixe presente nos rios da América do Sul, especialmente no Brasil, ele possui várias espécies sendo elas: Tucunaré-açu, Tucunaré-paca, Tucunaré-amarelo, Tucunaré-azul, entre outros, possuindo no total de 14 espécies diferentes de Tucunarés.

Então vamos para algumas dicas para uma pesca tranquila:

1° Tenha conhecimento do ambiente e das condições climáticas quando for pescar;

2° Procure saber a profundidade e as estruturas do ponto de pesca;

3° Ter uma base dos tamanhos dos Tucunarés, para montar a sua tralha de acordo com o que irá usar.

Qual o melhor horário para pesca o Tucunaré?

Uma discussão que sempre acontece nos grupos de pesca é referente ao melhor horário para sair pescar.

Pela minha experiência na pesca esportiva de Tucunarés, reparei que aqui no Sul e Sudeste os melhores horários para fisgar eles são das 8:00hrs às 10:00hrs e das 16:00hrs às 18:00hrs, já na questão de melhor época  para a pesca aqui na minha região (Sul) é entre Setembro e Outubro, agora na Amazônia a temporada de pesca é entre final de Agosto começo Março, dependendo das chuvas lá.

Onde encontrar o Tucunaré nos rios?

Sempre picho em pauleiras, galhadas finas e secas, são locais muito interessantes de serem explorados, pois os pequenos peixes se refugiam nessas estruturas e os tucunarés vão atrás deles para se alimentar.

Os modelos de Iscas Artificiais que mais uso na para pescar o Tucunaré?

Os tucunarés são considerados os grandes responsáveis pela multiplicação das iscas artificiais no Brasil. Isso se deu porque são predadores agressivos, que habitam locais de águas tranquilas, como lagos de hidrelétricas e represas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, os quais são abundantes e de fácil acesso. As Iscas Artificiais que mais uso são Zig-zarinha, Sara Sara, Inna, T10, Magic Stick, X-rap, Bora, Curisco, Saruna, Brava e muitas outras.

Qual é a melhor cor de Isca Artificial para pescar o Tucunaré?

Nas pescarias quando as águas estão claras as cores que mais uso são as de cores escuras e para águas escuras cores claras para poder contrastar e o peixe vê-la. O que eu acho é que pescaria não tem regra e o que funciona em um lugar pode não ser o melhor em outro, ou em determinado momento, deve-se ir experimentando até acertar.

Porque o Tucunaré ataca?

O Tucunaré ataca porque é um predador e torna-se um dos peixes mais esportivo para se pescar, pesco com todos os modelos de iscas artificiais, Meia-água, Fundo, Jig, Shad, Hélice, Superfície entre outras, o que mais atrai a atenção do peixe é o tipo de nado que ela tem e o “estardalhaço” que ela produz com seu ratlin e quando o Tucuna ataca a isca artificial é show.

Sempre digo que devemos analisar a região  que vamos pescar, para também ajeitar e melhor tralha, mas às vezes as regras mudam conforme o tempo à água e outros diversos fatores, na pesca têm que estar preparados para o momento.

Mas como eu já escrevi anteriormente, essa é só a minha opinião sobre a pesca de Tucunarés aqui em minha região e algumas que conheço pelo Brasil.